Na tarde de ontem, quarta-feira (4), foi divulgado o resultado do concurso de redação “Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis”, iniciativa que mobilizou estudantes do 9º ano de diversas escolas do Distrito Federal para refletirem sobre mudanças climáticas e a preservação dos biomas Amazônia e Cerrado. O evento foi promovido por meio de uma parceria entre o Instituto Amazônia no Cerrado e as secretarias de Meio Ambiente e Educação. O concurso contou com o apoio da Positivo Tecnologia que ofereceu dois notebooks como prêmio para os vencedores.
Os vencedores foram premiados com notebooks, que, segundo os organizadores, foram fundamentais para o sucesso do evento. “Agradecemos à Positivo pela parceria e pelo incentivo à educação. Esses prêmios representam não só reconhecimento pelo esforço dos estudantes, mas também um estímulo para que continuem se dedicando à pesquisa e à preservação ambiental”, afirmou Eliomar Mota da Cunha, diretor-presidente do Instituto.
Entre as dezenas de redações inscritas, três estudantes se destacaram:
• 1º lugar: Giovanna Eduarda Moreira Lopes, do CED Incra 08, sob a orientação da professora Hanna Eliza Dourado da Silva.
• 2º lugar: Murilo Rodrigues Cordeiro, do CEF Boa Esperança, com a professora Camilla Peres Magalhães.
• 3º lugar: Felipe Machado Silva, do CED São Bartolomeu, orientado pela professora Edilene da Silva Coelho Rodrigues.
O tema do concurso, “Mudanças Climáticas e os Biomas Amazônia Encerrado”, foi escolhido para promover uma maior conscientização entre os jovens. Segundo Eliomar Cunha, a proposta surgiu a partir de uma colaboração entre as secretarias de Meio Ambiente e Educação do DF. “O projeto foi muito bem recebido, e essa sinergia entre as instituições foi essencial para que o concurso ganhasse força e envolvesse tantas escolas”, pontuou.
O concurso, que teve como objetivo sensibilizar os jovens para questões ambientais, destacou a relevância do bioma Cerrado, conhecido como o “berço das águas”. Sobre essa temática, Hamilton Cavalcante Martins, gerente de Educação Ambiental, Patrimonial, de Línguas Estrangeiras e Arte e Educação da Secretaria de Educação, fez questão de ressaltar a importância de incluir o Cerrado nas discussões escolares. “O Cerrado é muitas vezes subestimado, mas sua importância é crucial. Ele é o ‘berço das águas’ que abastece a Amazônia e outros biomas. É essencial que nossas escolas promovam a valorização desse bioma”, destacou Hamilton
Além do valor ambiental, o concurso também fomentou o senso crítico dos estudantes, que, em suas redações, abordaram desde os desafios das mudanças climáticas até a importância de proteger a biodiversidade do Cerrado. Eliomar, assim como Hamilton, aponta que essa conexão entre teoria e prática é um caminho para transformar a sociedade.
O sucesso do concurso “Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis” reforça a importância de envolver a juventude em projetos educativos que impactem positivamente o meio ambiente.
Já há expectativas de que a iniciativa seja expandida nos próximos anos, com o apoio contínuo de parceiros como a Positivo e as secretarias envolvidas, reforçou o presidente do Instituto, Eliomar Cunha, destacando que “a proposta, para a próxima edição do concurso, é para que no ano que vem nós possamos fazer o concurso trocando o tema, evidentemente, mas fazendo ainda com que os alunos e os estudantes pensem naquilo que contribua para a preservação destes dois importantes biomas”.
por Vitoria Carvalho