Nesta sexta é lançado concurso de Redação que aborda reflexos dessas mudanças nos biomas Amazônia e Cerrado
Em parceria com as Secretarias de Educação (SEE) e Meio Ambiente (Sema) do Distrito Federal, o Instituto Amazônia no Cerrado lança, na próxima sexta-feira 13/9, o Concurso de Redação “Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis”. O evento de lançamento acontece às 9h, na Escola da Natureza, situada no Parque da Cidade.
O presidente do Instituto Amazônia no Cerrado, Eliomar Mota, explica que o concurso tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens para os temas de meio ambiente, sustentabilidade e mudanças climáticas. “Por isso, o tema do concurso, que é voltado para os estudantes do 9º Ano das escolas públicas do DF, é Mudanças Climáticas x Biomas da Amazônia e do Cerrado. Queremos que eles pesquisem, pensem, reflitam sobre as consequências dessas mudanças no local onde vivem. Essa primeira versão do concurso é voltada só para estudantes do Distrito Federal, mas nas próximas versões queremos envolver estados da Amazônia também”, informa.
Os participantes deverão elaborar redações no gênero dissertativo-argumentativo. As redações devem ser manuscritas e realizadas em sala de aula, seguindo o formato padrão estabelecido pelo edital, e enviadas para o portal do Instituto: https://amazonianocerrado.org.br/ . Cada escola poderá selecionar e inscrever até duas redações, sendo uma por estudante.
Premiação – Serão premiados os três melhores trabalhos. O primeiro colocado será premiado com um notebook e uma Alexa, o segundo com um Tablet e o terceiro com uma Alexa. Todos os premiados receberão, também, Certificado de Participação. Além dos alunos, os professores orientadores dos trabalhos dos alunos vencedores também receberão premiação idêntica as dos seus orientandos e certificados, e as escolas, dos premiados, serão reconhecidos com troféus e certificados.
Como participar – As inscrições estarão abertas a partir do dia 13 de setembro e vão até 11 de outubro de 2024, devendo ser realizadas através do site oficial do instituto: www.amazonianocerrado.org.br.
O resultado será divulgado dia 11 de novembro de 2024, e a premiação ocorrerá no dia 4 de dezembro de 2024, em cerimônia organizada pelo instituto e seus parceiros.
Esta é uma grande oportunidade para estudantes e educadores contribuírem com o debate sobre a preservação da natureza tendo como foco estes dois biomas e o combate às ações que contribuem para o agravamento das mudanças climáticas.
O evento de lançamento deve contar com as presenças do Secretário de Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, da Secretária de Educação, Hélvia Miridan Paranaguá Fraga, e o presidente do Instituto Amazônia no Cerrado, Eliomar Mota, entre outras autoridades.