Search
Close this search box.

Instituto Amazônia no Cerrado lança concurso de redação sobre mudanças climáticas

Certame vai levar estudantes a refletir sobre os efeitos dessa crise do clima nos biomas Amazônia e Cerrado

Nesta sexta-feira (13/9), foi realizado o lançamento do I Concurso de Redação “Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis” na Escola da Natureza, localizada no Parque da Cidade. O evento contou com a participação de estudantes, autoridades e lideranças ligadas à educação e meio ambiente. A iniciativa objetiva conscientizar os jovens sobre as mudanças climáticas e a preservação dos biomas Amazônia e Cerrado. Está sendo desenvolvida numa parceria do Instituto com as Secretarias de Meio Ambiente e de Educação do Distrito Federal.

Com o tema “Mudanças Climáticas x Biomas Amazônia e Cerrado”, o concurso tem como foco estudantes do 9º ano das escolas públicas do Distrito Federal. O presidente do Instituto Amazônia Cerrado, Eliomar Mota, destacou que o site oficial abrirá as inscrições a partir desta sexta-feira, permitindo que as turmas participantes contem com o apoio de professores para desenvolverem suas redações. “As turmas do nono ano que se colocarem nesta condição de participarem do concurso vão ter a ajuda dos seus professores, e poderá ser professor de qualquer área que possa ajudar aquele aluno ou aquela turma a fazer a sua redação. Dentro do edital, vocês vão encontrar o período de inscrição e o prazo para a entrega da redação pronta e finalizada“, explicou Eliomar.

O secretário de Meio Ambiente (Sema), Gutemberg Gomes, reforçou a importância da iniciativa. “Unir educação e sustentabilidade é essencial para garantir um futuro mais equilibrado e resiliente para os nossos biomas. A participação dos estudantes do Distrito Federal reforça a importância de envolver toda a sociedade na construção de soluções para preservar a Amazônia e o Cerrado.

A gerente das Políticas de Leitura, do Livro e das Bibliotecas da Secretaria de Educação (SEE-DF), Rejane Matias da Silva, frisou a relevância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes: “Acreditamos que iniciativas como esta são fundamentais para despertar em nossos estudantes a reflexão sobre temas importantes, além de incentivar a expressão de suas ideias e sentimentos por meio da escrita.”

Durante a cerimônia, Benício Santos Guimarães, aluno do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Riacho Fundo II, destacou a problemática das queimadas em sua região: “A fumaça e o fogo na nossa área têm sido um problema grave. Precisamos olhar para essas questões com urgência“, disse, iniciando o evento com um forte apelo ambiental.

A diretora da Escola da Natureza, professora Lucrécia, também falou sobre a importância da escola e sua dedicação à educação ambiental. “É muito legal ter uma turma de nono ano aqui, porque geralmente atendemos os anos iniciais. Vocês terão a oportunidade de conhecer nossa escola, que se dedica exclusivamente à educação ambiental.

O rapper e poeta GOG, presente no evento, deixou uma mensagem inspiradora para os estudantes: “Vocês do Riacho I e II e todas as quebradas podem se imperar juntos. Lembre-se, vocês não estão aqui para ganhar somente um concurso. Já se sintam vitoriosos de ter a oportunidade de participar de algo deste tamanho.

Encerrando o evento, Ana Tauil, mestre de cerimônia, ressaltou a importância do edital. “Estou fazendo vestibular e, no ano passado, o PAS 1 abordou o bioma do Cerrado. Acho essencial que os alunos compreendam o valor do local onde vivem e saibam preservar nosso Cerrado.

O concurso será uma oportunidade para os jovens explorarem a relação entre educação e sustentabilidade, refletindo sobre os desafios ambientais e propondo soluções para a preservação dos biomas brasileiros.

por Vitoria Carvalho // foto: Edmildo Cirilo/Estúdio Murga

Mais Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituto Amazônia no Cerrado lança concurso de redação sobre mudanças climáticas

Whatsapp
Instituto Amazônia no Cerrado
Olá
Podemos ajudá-lo?