Search
Close this search box.

Parceria promove concurso de redação focado nos biomas Amazônia e Cerrado

Foto: Primeira reunião de representantes do Instituto Amazônia no Cerrado com o secretário de meio ambiente e proteção animal, Gutemberg Gomes.


Certame é voltado para estudantes do ensino fundamental e visa fazê-los refletir sobre as mudanças climáticas


Por Vitoria Carvalho

O Instituto Amazônia no Cerrado, em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema) e de Educação do Distrito Federal (SEE), está prestes a lançar o I Concurso de Redação, intitulado “Amazônia e Cerrado na Ponta do Lápis”. A iniciativa busca engajar os alunos do 9º ano em uma reflexão profunda sobre as mudanças climáticas e os impactos nos biomas da Amazônia e do Cerrado.

A proposta foi apresentada em junho pelo Instituto Amazônia no Cerrado à Sema, onde foi rapidamente acolhida pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes que destacou a importância da colaboração e disponibilizou sua equipe de educação ambiental para apoiar o projeto. Depois a parceria foi ampliada para a Secretaria de Educação do DF, e as três instituições têm trabalhado intensamente na implementação do concurso.

Várias reuniões foram realizadas para garantir o sucesso do projeto, que agora está prestes a ser concretizado. O presidente do Instituto Amazônia no Cerrado, Eliomar Mota da Cunha destaca a importância da parceria: “É extremamente importante a parceria que está sendo firmada entre a Secretaria de Meio Ambiente do DF e a Secretaria de Educação do DF para consolidar a presença do Instituto Amazônia do Cerrado em Brasília e expandir nossas atividades para a Amazônia nos próximos concursos. Esta parceria marca o ápice de um processo que começou há muito tempo, desde a fundação do Instituto, e que agora, com uma nova abordagem, visa também contribuir para a conscientização ambiental dos jovens.”

O secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF também ressaltou a relevância do concurso: “A realização do I Concurso de Redação, com o tema ‘Mudanças Climáticas x Biomas Amazônia e Cerrado’, é fundamental diante dos diversos eventos climáticos recentes. A parceria entre o Instituto Amazônia no Cerrado e a Secretaria de Educação do DF visa promover a educação para a sustentabilidade, encorajando a reflexão e a ação consciente em relação ao meio ambiente.”

O chefe da Assessoria de Educação Ambiental e Cidadania da Sema, Hugo de Carvalho Sobrinho complementou: “Este concurso não apenas aborda um tema ambiental crítico, mas também incentiva processos criativos de leitura e escrita. É uma iniciativa que fortalece a implementação da Política Pública de Educação Ambiental do Distrito Federal, promovendo a formação de indivíduos e comunidades conscientes e capazes de enfrentar os desafios ambientais.”

A Secretária de Estado de Educação, Hélvia Paranaguá, também destacou a importância da iniciativa: “Este concurso de redação é uma oportunidade valiosa para nossos estudantes se engajarem em temas essenciais para o futuro do nosso planeta. Ao refletirem sobre as mudanças climáticas e os biomas Amazônia e Cerrado, eles não só aprofundam seu conhecimento, mas também desenvolvem uma consciência crítica e proativa em relação à preservação do meio ambiente. É por meio da educação que formamos cidadãos responsáveis, preparados para enfrentar os desafios globais com sensibilidade e inovação.”

Para os três parceiros é unânime o entendimento que a colaboração entre eles representa um passo significativo na promoção da educação ambiental e na conscientização sobre as mudanças climáticas, destacando a importância da sustentabilidade nos biomas da Amazônia e Cerrado.

Fotos de: Ascom Sema

Mais Leitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceria promove concurso de redação focado nos biomas Amazônia e Cerrado

Whatsapp
Instituto Amazônia no Cerrado
Olá
Podemos ajudá-lo?